.:: Conteudo Jovem ::.

Um Blog com Noticias para os Jovemns

Uma Força a mais na Rocinha

Posted by fjpaulo em fevereiro 7, 2009

Márcio Gabriel, 20, é ex-usuário de drogas, que consumia de lança-pefume à maconha. “Entrei para essa vida por influência de amizades e curiosidade. Fumava mais de dez cigarros de maconha por dia”, lembra o jovem.

Muitos achavam que o caso de Gabriel estava perdido. “Diziam para minha mãe que eu não tinha mais jeito”, recorda. Contudo, a mãe do jovem acreditou em sua recuperação e passou a lutar por ele na Igreja. “Hoje, as pessoas me procuram pedindo ajuda. Sou visto na Rocinha como um homem de Deus”, revela Gabriel, que concluiu o Ensino Médio, é obreiro e ajuda outros jovens a seguir o caminho do bem.

Shopping, TV, restaurantes…

Na Rocinha, maior favela da América Latina, tem de tudo. A comunidade conta com bancos, mercados, posto de saúde, restaurantes, shopping, lan houses, cooperativas de vans e moto-táxi. Conta também com creches comunitárias, curso de body boarding, escolas públicas, quatro linhas de ônibus, uma agência dos correios, rádios comunitárias e a TV ROC – o cabo da Rocinha. O que pouca gente sabe é que na comunidade existem duas cachoeiras. É uma verdadeira cidade.

Gente que faz o bairro acontecer

A Rocinha é também local de gente trabalhadora. Raquel Regina, 28, vê na arte a forma de entreter e garantir o pão de cada dia para seus dois filhos. “Na alta temporada, vendo bastante, mas são tão especiais que dá até pena de me desfazer”, revela a artista plástica, que mora na Rocinha há 13 anos.

Felipe Bragança, 27, acredita que a arte é o caminho para o seu sucesso. Um dos responsáveis pelo ateliê Rocinha Grafite, ele diz que a aceitação dos turistas tem sido ótima. “Costumo pintar quadros com paisagens do Rio de Janeiro, que os deixam encantados”, afirma o artista.

Maria Meneses, 41, tira também o sustento de dentro da comunidade. “Já tive a oportunidade de morar na Bahia, com emprego, mas recusei. Adoro a Rocinha!”, elogia Maria, que chega a faturar R$ 1.500 por mês com sua loja de artigos variados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: